quinta-feira, 6 de junho de 2013

Análise de Probabilidades: NPS, CRS e CLS


As análises de algumas probabilidades podem dar perspectivas importantes sobre o Comportamento do Consumidor.

Uma destas análises, já bastante utilizada e referenciada é a NPS (Net promoter Score). Trata-se de um método já utilizado por diversas no mundo todo. Foi desenvolvido pelas empresas Satmetrix e Bain & Company, no início dos anos 90. Sua popularização, entretanto, aconteceu a partir do livro “The Ultimate Question” (A pergunta definitiva).

A SIM! Planejamento e Pesquisa criou uma série de ferramentas que partem da ideia original do NPS, mas resultam de derivações da técnica. Duas dessas ferramentas são o CRS (Costume Retention Score) e CLS (Costume Loyalty Score). São ferramentas exclusivas da SIM!

Através destes indicadores, que variam de -100 a +100, pode-se analisar o quanto os entrevistados recomendas (ou não), o quanto são retidos (ou não) e fidelizados (ou não) a uma determinada marca.

O ideal é que todos os indicadores sejam positivos, sendo preferível um indicador acima de 50%.

Exemplo de NPS

Promotores
75%
Neutros
15%
Detratores
10%
NPS
65%
Exemplo de CRS

Retidos
70%
Neutros
10%
Não Retidos
20%
CRS
50%
Exemplo de CLS

Fiel
80%
Neutros
10%
Infiéis
10%
CLS
70%

Para compor estes indicadores existem técnicas de pesquisa indicadas e estas informações, em conjunto com dados de importância e satisfação, podem ser bastante úteis para a tomada de decisão mercadológica.

As análises de CRS e CLS forma desenvolvidas por Luciana Hoppe e Cláudia Zabka, consultoras da SIM! Planejamento e Pesquisa.

Um comentário:

  1. Porque é preferivel que o indicador do NPS seja acima de 50%?

    ResponderExcluir